mãos de mulher fazendo upcycling
O que é

upcycling?

Um termo que tem ganhado cada vez mais espaço entre os adeptos de hábitos sustentáveis e amantes do design criativo e único é o upcycling.

O novo jeito de

reutilizar

A técnica do upcycling é o processo que deveria acontecer antes do processo da reciclagem, consiste em reaproveitar materiais, sem envolver processos mecânicos ou químicos que altere as propriedades do material. Em português, chamamos de superciclagem. O prefixo “up” ou “super” indica adicionar valor agregado, seja do ponto de vista estético ou de seu uso.

O termo não deve ser confundido com o downcycling, ou subciclagem, que é quando reutilizamos o material em um novo produto de forma a desvalorizar o material, um exemplo disso são retalhos para encher almofadas e estofados na indústria automobilística.

Este termo de reutilização já existe desde os anos de 1990, mas o modelo é utilizado há muitos anos pelas famílias mais humildes. Quantas pessoas em tempos distantes já praticavam o upcycling sem saber? Avós, tias, mães que acabavam transformando roupas para que durassem mais tempo, e, para que outros membros da família pudessem usar.

Segundo o site Ecycle, o termo foi cunhado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em meados de 1994. Já em 2002, o termo ganhou fama com o livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things”/ “Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente”, escrito pelo arquiteto americano William McDonough em conjunto com o químico Michael Braungart, e que lançou uma das frases mais famosas nesta vertente: “O lixo é um erro de design”.

Tendência

mundial

Ressignificar, recriar, reinvenção criativa são termos cada vez mais usados, incluindo aos poucos na sociedade uma forma de consumo circular e/ou restaurativa. Felizmente, o upcycling já ganhou espaço inclusive na indústria da moda global. O método já é muito popular em países europeus como França, Holanda e Alemanha.

Algumas mídias de comunicação como a revista ELLE, Vogue, UOL, G1 e Estadão já fizeram reportagens abordando sobre essa temática e os benefícios da prática para o meio ambiente. Marcas famosas como Louis Vuitton, FARM, Estúdio Traça, Estilera são alguns exemplos de empresas que já começaram a produzir aplicando o upcycling.

Nossa visão

desta técnica

O upcycling não só tem um apelo ambiental por permitir aumentar o tempo de vida dos produtos e materiais – roupas, objetos, sapatos – que seriam descartados, isolados ou esquecidos. Mas também permite usarmos a criatividade, a observação e conhecimento da história e trajetória daquele material para criar, desenvolver e trazer ao mundo uma nova peça única, personalizada, artesanal, feita por artistas locais que abusam do seu talento para ressignificar peças que já existem.

A técnica é uma oportunidade de educar e conscientizar sobre o consumo exacerbado do mercado fast fashion, que contribui para a extração e exploração de matéria-prima e ao mesmo tempo valorizar a criatividade, exclusividade e história de cada peça.

O intuito é transformar os hábitos de consumo “ruins” em saudáveis, para o planeta e para as pessoas. Queremos prolongar o tempo de vida e recriar esses produtos com novos ciclos afetivos de vida.

E aí?

vamos ciclar juntos?

clicou. comprou. chegou.